sexta-feira, 9 de março de 2012

Criada Central de Cooperativas de Catadores de Material Reciclável do Pará

Entidade pretende organizar o setor, fazer cumprir a lei
e melhorar o rendimento dos catadores do Estado

Foi criada na útima sexta-feira (09/03), em assembleia realizada no auditório do Museu Emilio Goeldi, em Belém, a Central de Cooperativas de Catadores de Material Reciclável do Pará (CENTPará). Três cooperativas, duas de Belém de uma de Moju, participaram como entidades fundadoras da Central, que pretende reunir ao longo do tempo todas as cooperativas, cerca de 20, que atuam no setor de coleta de material reciclável em torno de dez municípios do Estado.

O objetivo da nova central é melhorar as condições de trabalho dos catadores e também fazer com que as políticas públicas desse setor sejam cumpridas no Estado. Atualmente já existe no país uma Lei de Resíduos Sólidos que regula o destino do lixo produzido nas cidades e valoriza o trabalho dos catadores organizados na coleta do material reciclável. A lei, porém, que tem prazo de adequação das empresas e órgãos públicos até 2014, ainda está longe de ser cumprida. “A criação de uma Central de cooperativas vem justamente fortalecer o movimento dos catadores e lutar para fazer cumprir a lei”, explica Jonas de Jesus diretor presidente eleitoda nova central de cooperativas.

A CentPará foi fundada com o apoio da OCB, Organização das Cooperativas do Brasil – sessão Pará - e é composta inicialmente pela Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Terra Firme (CONCAVES), Cooperativa dos Profissionais do Aurá (COOTPA) e Cooperativa de Produção e Reciclagem de Mojú (COOPROREM).). Para Ernandes Raiol, presidente da OCB, “a entidade vai garantir todo o apoio em termos de formação para profissionalizar a gestão das cooperativas do setor, além da representação política e defesa dos interesses da Central” e garante: “hoje o Pará deu mais um passo num rumo sem volta no fortalecimento do cooperativismo, o que é essencial num setor estratégico e ainda hoje vulnerável como o da reciclagem”.


Mulheres são maioria das catadoras         
                                                               
A formação da nova diretoria da Central de Cooperativas de Catadores de Material Reciclável revela bem o papel que ocupam as mulheres no setor, onde segundo Jonas, chegam a representar 60 a 70% da mão de obra da coleta do chamado lixo que não é lixo. “Isso acontece porque ainda hoje as mulheres são maioria entre os mais pobres no Brasil e no mundo”. Dados da ONU confirmam isso: segundo a Organizações das Nações Unidas, entre os pobres do mundo 70% são mulheres. “Lutar para mudar essa realidade é tarefa de todos”, afirma Jonas e anuncia “garantir melhores condições de trabalho, maior renda e formação é uma forma da central lutar pela dignidade de nossas mulheres”.

Na diretoria da nova Central elas também são maioria: dos cinco cargos da direção, quatro são ocupados por mulheres: Joana Baía (COOPROREM), Diretora Administrativa; Mara Martins (COOTPA), Diretora Comercial; Noêmia Neres (COOTPA), Diretora Financeira e Aldenora Gomes (CONCAVES), Diretora de Produção.

Como participar

Cooperativas ou grupos de catadores interessados em fazer parte da CentPará devem entrar em contato com o presidente da Central, Jonas de Jesus, pelos telefones (91) 3274 4260 ou (91) 8134 1454 ou ainda pelo email: centpara@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário