Quem Somos

Prazer, Concaves!


Coletar, separar e dar o destino correto aos materiais recicláveis é o trabalho da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis, a CONCAVES, situada no bairro da Terra Firme, em Belém-PA.
Em 2004, os catadores autônomos Jonas de Jesus Fernandes da Silva, André Pinheiro de Quadros, Nivaldo Freitas dos Santos e Raimundo de Nazaré tomaram a iniciativa de fundar a Cooperativa. No ano seguinte, ela foi legalizada, com o apoio da Incubadora de Cooperativas da Universidade Federal do Pará.
Esta foi uma forma de unir os catadores para buscar reconhecimento e direitos enquanto trabalhadores, além de dar maior visibilidade às ações de coleta seletiva na cidade.
Atualmente, os principais fornecedores de materiais recicláveis à CONCAVES são empresas e órgãos públicos, mas os catadores também recolhem materiais nas ruas, sobretudo, nos bairros da Terra Firme e Guamá, onde procuram desenvolver um trabalho de educação ambiental entre os moradores.

Os materiais recolhidos pela CONCAVES são: papel, plástico, rider, ferro, cobre, alumínio, vidros, resíduos de madeira, lixo eletrônico e resíduo de óleo alimentício.

Ser Catador

Ser catador cooperado da CONCAVES é uma oportunidade de inserção social, uma vez que por meio da Cooperativa os catadores têm a oportunidade de legitimar suas reivindicações por meio de parcerias com órgãos públicos e privados.

A Cooperativa em parceria com as entidades parceiras oferta cursos e reuniões que visam a otimização do negócio e da qualidade de vida onde eles estão inseridos. Ou seja, é uma oportunidade de aliar uma atividade que proporciona lucro e desenvolver um trabalho essencial para uma sociedade de consumo: a reciclagem de seus materiais reutilizáveis.

Dentro da CONCAVES, há duas categorias de catadores: o cooperado e o colaborador. O primeiro está vinculado à Cooperativa e recebe periodicamente o pagamento dos rendimentos obtidos pela Cooperativa, paga sua cota-parte mensalmente e participa das decisões da Cooperativa. Os segundos, isto é, os colaboradores têm a oportunidade de revenderem seus materiais para a Concaves por um preço melhor que o de mercado.
O objetivo da CONCAVES é valorizar a profissão do Catador, tornando a sociedade consciente da importância de seu papel social.