Participar dos arrastões juninos é uma forma de divulgar a CONCAVES na cidade |
A CONCAVES realizou uma força tarefa para arrecadar materiais para reciclagem nos festejos juninos do Arrastão do Pavulagem. À convite da banda Arraial do Pavulagem, animadora do evento, a CONCAVES se preparou para coletar todo tipo de plástico e latinhas deixadas pelos foliões durante os domingos de arrastão, sempre saindo da Praça dos Estivadores e terminando com show na Praça da República.
O caminhão da cooperativa e 15 catadores devidamente uniformizados acompanharam todo o trajeto do Arrastão. “Cada catador circulou com uma saca. Depois, esse catador depositava o que tinha arrecadado em um dos nossos dois coletores e, mais tarde, tudo era levado para o nosso caminhão”, disse Maicon, um dos catadores, sobre a organização da cooperativa no evento.
Ao todo, foi recolhido pouco mais de duas toneladas de materiais. “Queríamos arrecadar bastante material, mas o importante mesmo era divulgar o nome da CONCAVES para o povo paraense”, explicou o presidente da Cooperativa, Jonas Silva, que teve a oportunidade de subir ao palco, montado na Praça da República, para fazer um importante discurso em favor da conscientização da prática da coleta seletiva de cada um.
O estudante Geovani Pereira, de 21 anos, esteve presente em um dos arrastões e comentou um pouco sobre a coleta seletiva na cidade: “As pessoas são conscientes, mas não ligam. A gente anda na cidade e não vê uma lixeira, quem sofre não é prefeito, mas a população que se autodestrói”, afirma.
Outro estudante, também presente no festejo, Rodrigo de Souza Coimbra, de 17 anos, afirma que o governo deveria incentivar mais o trabalho de cooperativas: “Fica difícil para cooperativas como essa tentarem construir sozinhas uma educação ambiental no povo. O governo precisa dar mais incentivo, ajudar mais para que a coleta seletiva seja uma realidade de fato na cidade de Belém”, explicou.
Os catadores contam com oportunidades como essa para divulgarem o nome CONCAVES pela cidade e para alcançar o sonho de tornar-se uma empresa de reciclagem. “Temos uma expectativa, temos que aproveitar momentos como esse, de grande público, e divulgar nossa cooperativa, pois é dela que sobrevivemos dela que sonhamos, e é dela que esperamos um futuro melhor”, concluiu Maicon.
Veja outras fotos da CONCAVES no Pavulagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário