Além de conscientizar, o objetivo é expandir parceiros e fornecedores da cooperativa |
Aldenora, Maria de Páscoa, Selma, Débora e Iracema. Cinco catadoras integrantes da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Terra Firme (CONCAVES) participaram na manhã da última quinta-feira (01.03) de uma oficina de comunicação voltada a pensar a melhor forma de abordar e conscientizar moradores e o comércio local do bairro da Terra Firme sobre a importância de separar e cuidar do destino no lixo que cada um produz.
Porque separar o lixo é importante para o seu bairro?
Como separar o material reciclável?
O que é a Concaves e como você pode ser um parceiro da cooperativa?
Estas são algumas das perguntas que serão respondidas pela equipe de cinco catadoras-agentes de comunicação que começam a ação na comunidade já na próxima semana. A proposta da Concaves é desenvolver uma ação permanente de informação e expansão de parceiros e fornecedores de material reciclado (papel, vidro, plástico e metal) no bairro. A ideia é que todo morador pode ajudar a tornar o bairro mais limpo e saudável e transformar o lugar num exemplo de limpeza e ação coletiva.
“A Terra Firme ainda é vista somente com um lugar perigoso, sujo, violento e não é assim. Tem gente de bem, como a gente, que já entendeu a importância de cuidar do lixo porque assim teremos mais saúde para nós e para os nossos filhos”, diz Débora Ribeiro, uma das mais novas cooperadas, mãe de dois filhos pequenos e moradora do bairro. Para as trabalhadoras da Concaves, o maior desafio será vencer a desinformação e o preconceito.
Além da conversa com moradores e comerciantes, também serão estabelecidas novas rotas de coleta. Os dias e horários em que as equipes da Concaves de coleta são os seguintes: nas casas dos moradores, os catadores vão passar para recolher o material reciclado sempre antes da passagem do caminhão da Prefeitura - às terças (antes das 10h) e quintas-feiras (antes das 11h). Já no comércio, serão três dias de coleta: terças, quintas e sábados, sempre entre 12h e 14 horas.
A oficina foi realizada pela Agência Cidadã de Comunicação e coordenada pela professora Rosane Steinbrenner, mais conhecida por Nanani. Um panfleto com as informações principais, como horários e rotas de coleta, produzido pela Agência, será entregue aos moradores. O projeto de extensão faz parte da Faculdade de Comunicação da UFPA e já vem acompanhando o trabalho da Cooperativa desde o ano passado.
Texto: Agência Cidadã (Andréa Neves e Rosane Steinbrenner). Foto: Joice Souza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário