terça-feira, 11 de agosto de 2015

 ASSINATURA DO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE COLETA SELETIVA-CONCAVES E PREFEITURA DE BELÉM.

Prefeito participa de lançamento do curso de capacitação para catadores da concaves e catadores do antigo lixão do Aurá filiados na cooperativa.

A manhã desta segunda-feira, 10, foi de comemoração para dezenas de catadores do município de Belém que participaram da assinatura do contrato de prestação de serviços de coleta e transporte de resíduos sólidos recicláveis e reutilizáveis na capital. A cerimônia ocorreu no auditório Albano Franco, na Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), e ainda marcou o início do curso de qualificação profissional para 107 catadores que atuarão na coleta seletiva no bairro de Nazaré.

Participaram da assinatura do contrato, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, a vice prefeita Karla Martins, o secretário municipal de Saneamento (Sesan), Dino Cavet e o de Meio Ambiente (Semma), Deryck Martins.

O Contrato assinado com Concaves está sendo um marco no Estado do Pará por ser a 1ª Cooperativa de catadores a ter um contrato direto de prestação de serviços de coleta seletiva em belém e no Pará.


Para Jonas de Jesus Costa, presidente da Concaves, os catadores já não estão mais “invisíveis” aos olhos do poder público. “Hoje, já conseguimos sentir a importância que temos na sociedade e o quanto somos necessários para manter a cidade mais bonita. Esta ação é um reconhecimento da nossa categoria, por isso digo para todos, a prefeitura de Belém está de parabéns pela atitude e, principalmente, pelo prefeito Zenaldo ter honrado com sua palavra, dando a atenção prometida aos catadores do Aurá”, relatou emocionado.
Durante a capacitação, iniciada nesta segunda, que segue até o dia 4 de setembro, com a entrega dos certificados, os catadores terão aula de cooperativismo, educação ambiental, legislação, relação pessoal e com o público, técnicas de segurança do trabalho, coleta seletiva e técnica de triagem.
A partir do próximo mês, o grupo fará o recolhimento dos produtos recicláveis no sistema porta a porta, no bairro de Nazaré, com toda a infraestrutura oferecida pela PMB.
COLETA - A coleta seletiva proporciona a separação do resíduo úmido do tipo seco (reciclável, como embalagens de plástico, papel, alumínio e vidro). Os resíduos serão destinados a dois galpões, um deles no Aurá e outro em local a ser alugado pela prefeitura.
Os dias da coleta não serão os mesmos da comum. O calendário será divulgado pela Sesan CONCAVES.




Nenhum comentário:

Postar um comentário